terça-feira, 25 de agosto de 2015

A criatividade do inventor jaruense

A criatividade do inventor jaruense Alceu Rocha de 49 anos, é merecedora de nossos reconhecimentos, Alceu conhecido por muitos como “Professor Pardal”, uma clara alusão ao personagem de desenho animado inventor de grandes “engenhocas”, já inventou e produziu máquinas de diversas utilidades, sempre aproveitando equipamentos e materiais que foram descartados.
Uma de suas maiores invenções, é uma máquina que fabrica corda de varal utilizando garrafas pets, foi um projeto idealizado por ele ao longo de aproximadamente três anos. De acordo com o inventor, ele precisou apenas de madeira, aro de bicicleta, uma calculadora, fios, engrenagens e muita criatividade.
Clique aqui e contribua com esta ideia
Alceu destacou que a fabricação da corda de varal concilia dois objetivos, a sua parcela de contribuição ao meio ambiente, no recolhimento e utilização de garrafas pets, e na sua remuneração.
Com uma garrafa pet de 2 litros o inventor produz cerca de 48 metros de cordão de varal.
Com o material produzido pela maquina, Alceu também produz vassouras com alta durabilidade. Segundo a esposa do inventor, Mara Serafim Rocha, que lhe apoia em seus projetos, ela atesta a resistência do material, afirmando utilizar uma destas vassouras a cerca de dois anos.
Alceu, diz que ainda busca espaço no mercado com seus produtos, uma vez que eles não são conhecidos, e a competitividade com as grandes marcas industrializadas, que desconsideram a sustentabilidade ambiental em prol dos lucros, é desleal.
Porém o inventor diz que não desanima e vê em um futuro próximo, com ajuda dos jaruenses, a produção em maior escala, um sinal disto é o inicio da venda para alguns pequenos mercados da cidade. 
Além da máquina que fabrica corda de varal, conhecemos também a prensa para fabricação de vassouras, feita por Alceu com pedaços de ferro e o macaco de seu carro. Uma máquina de dentista, uma churrasqueira e um compressor de ar, fabricado com motor de geladeira velho e um recipiente de gás, também faz parte de suas criações já aprovadas. 



Ao final da reportagem Alceu destacou que está a disposição em atender aos interessados em seus produtos, seu estabelecimento esta localizado na Rua Rio Grande do Norte, 2419 - setor 01, próximo ao cruzamento com a Paraná, Fones: 3521-1378 e 9217-5673.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre nossas postagens