domingo, 13 de setembro de 2015

Este forno solar é feito de materiais que são muito facilmente disponíveis e não muito caro.
 A maioria dos materiais usados ​​para construir esse forno pode ser encontrado em sucatas. Esse tipo de forno é muito utilizado na Hungria durante o verão, quando os dias são ensolarados e secos, as temperaturas são geralmente 30-35 graus Celsius, mas para alguns alimentos podem ser cozidos com temperaturas mais baixas, enquanto o dia estiver ensolarado.
Vou explicar como eu construí-lo e quais os materiais a ser usado, mas eu acho que há muitas maneiras de fazer isso e eu vou te dizer o que eu acho que é importante fazer a coisa funcionar.






Em um dia ensolarado quente a temperaturas neste forno pode chegar a 120 graus Fahrenheit, cerca de 48.89 graus Celsius. Temos utilizado o forno para cozinhar muitas coisas, tais como massas, arroz, molho de macarrão, sopa, salsichas, frango, legumes, carne picada, muffins e muito mais. É conveniente, pois não é preciso muito esforço para cozinhar seus alimentos desta forma. Mais importante, é claro, é que ela é super legal para cozinhar seus alimentos utilizando a energia solar direta e a única!



Por favor, note que algumas imagens desta instruções são os da versão de papelão. Eu não tenho muitas fotos da versão melhorada e ainda a versão de papelão mostra apenas os princípios, bem como o novo.



Uma das partes mais importantes e necessária para construir este forno (se não a mais importante) é uma caixa com grande isolamento térmico. 

Ela não precisa de uma tampa (em cima). Nesse caso o usado foi uma caixa de isopor que foi originalmente usada para o transporte de gelo seco, de modo que foi muito conveniente. 

Você pode, naturalmente, utilizar uma caixa de isopor também, atualmente elas são bem baratas, em casas que vendem embalagens (TIPO SACO & CIA) é fácil de encontrar em vários tamanhos, mas se você não puder, pode simplesmente obter alguma outra de um outro material que poderá ser até de madeira.

O que eu acho e o que é importante,  é que a caixa não é necessário ser muito alta, porque será difícil incidência dos raios solares na caixa, como as panelas ou as frigideiras estará na parte inferior do da caixa.




No caso que estou mostrando foi construída uma caixa de madeira para que abrigasse a da caixa de isopor , o isopor ser um material frágil, no transporte ele poderá se danificar. 

Para a montagem da caixa de madeira eu usei placas de OSB, que restaram da sobra de uma construção de um pequeno barracão de ferramentas.

Você poderá fazer o mesmo com sobra de madeira, qualquer tipo de "madeira" barata, você poderá usar para que o isopor possa ter um envolucro resistente para que possa ser transportado e não sofra avarias ao ser transportado. . Depois eu instalei algumas alças que retirei de um velho armário da cozinha para tornar mais fácil para o transporte. 

Como sempre carrego a caixa e a coloco em cima de um gramado as alças me ajudam bem, mais você também poderá considerar a adição de rodas.

Para fechar a caixa de isopor para se ter um bom isolamento você vai precisar de algo que deixe a luz passar através do tampo do material escolhido. 


Então eu acho que qualquer tipo de placa transparente irá fazer o trabalho. 

Neste caso, aconteceu de eu ter um quadro de um cartaz que se encaixaram na minha caixa de isopor muito bem. 

Não é necessário a uma instalação  especial ao isopor nem nada, apenas colocá-lo no topo da caixa de isopor para que tampe o isopor por completo para que haja o aquecimento no seu interior de modo que seus alimentos possam ser cozidos.

Apenas  certifique-se dos raios solares são refletidos na caixa de isopor, certifique-se
que a aba da caixa de madeira não cubra a incidência do sol sobre o material transparente escolhido

Para refletir os raios solares, você terá que adicionar o material refletivo para forração das abas da caixa de isopor. 
Eu só os cobri com papel alumínio, que funciona muito bem.
Certifique-se de que você tem o lado brilhante do papel alumínio voltado para você. 
Como a folha de alumínio tende a rasgar muito facilmente quando tocado, o que você poderá fazer é a escolha de folhas de alumínio com maior resistência, ou o uso de mais folhas deixando o alumínio mais espesso. 
Você também necessitará de uma fita adesiva na cor prata para que seja feita a junção entre as camadas do papel alumínio na qual irá fazer todo o revestimento da caixa de isopor.
Além disso eu cobri o interior da caixa de alumínio com o material reflexivo isolante que é normalmente utilizado por trás dos radiadores automotivos. 
Isso também é para evitar que a sua que caixa de isopor sofra uma fusão com o calor absorvido, o que realmente acontece devido a irradiação do calor das panelas na cor pretas que você vai usar. 
Caso você não tiver o acesso ao material reflexivo isolante é recomendado colocar um pouco de massa no meio entre as folhas de alumínio, 
Por exemplo, um pedaço de gesso cartonado coberto de folha de alumínio irá fazer o truque.
Agora certifique-se que você aponte a aba da caixa de madeira para trás de modo que a luz é refletida de forma que ela incida sobre suas panelas através do vidro que cobre o isopor.
Use panelas de cor preta

Para certificar-se da panela ou frigideira que você está cozinhando e que essa absorva o máximo de calor do forno quanto possível, use somente panelas na cor preta.
Uma sugestão para que as panelas não fiquem desequilibradas no fundo da caixa, corte um pedaço de madeira para que possa ser encaixado e colocado no fundo da caixa de isopor, revista a madeira com um alumínio mais grosso para impedir que a panela quente sofra um naufrágio no fundo do seu forno.


Cozinhando seus alimentos

Agora é hora de cozinhar seus alimentos. Como disse anteriormente, você pode cozinhar muitas coisas no seu forno solar, basta experimentar e se divertir.

Só para dar alguns exemplos, nós cozinhamos massas, arroz, bolos, etc.. Você pode fazer isso até mesmo no final do dia enquanto o sol estiver quente, caso o sol não estiver muito quente o cozimento vai demorar um pouco mais, mas não há necessidade de ficar ao lado dele, ele não vai transbordar. Descobrimos que o arroz integral é difícil de cozinhar neste forno porque o exterior não vai amolecer bem. Sua carne vai estar bem assada, assim como muitos molhos que você tentar fazer. Legumes, macarrão vão cozinhar bem, também usei para assar muffins, para este tipo cozimento, é importante que você comece cedo de tal ordem que o forno quando está mais quente melhor, geralmente no exterior a hora do dia mais quente que é geralmente das 12:00-15:00, dependendo de onde você mora. O muffins precisa a alta temperatura para assar.


 Agora, tudo que você tem que fazer para cozinhar sua comida é que o seu forno solar permanece voltada para o sol. Talvez você poderia até mesmo criar um sistema que gira automaticamente o forno a acompanhar o sol .... Também não tente mexer ou virar a sua comida de vez em quando, também não levante a tampa de vidro constantemente, porque você ' ll perder uma grande quantidade de calor. Com certeza o seu alimento irá demorar por mais tempo o cozimento, não será tão rápido quanto o seu fogão a gás ou elétrico. A vantagem é que você estará realizando uma nova experiência e no caso de emergência saberá como construir um forno solar







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre nossas postagens