segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Como funciona o aquecimento solar?

Com a crescente discussão sobre sustentabilidade, a busca por formas alternativas de uso da energia, como a proveniente do sol, aumentou e tem se tornado cada vez mais popular. Não somente por sua vertente ecológica, mas também pela economia garantida em longo prazo.

Porém, algumas pessoas se mostram hesitantes em relação ao seu uso e eficiência. Portanto, é importante entender como funciona o aquecimento solar.

Aqui, você encontrará a explicação do funcionamento do aquecimento solar, bem como 4 exemplos de seu uso. 

Então, para ficar por dentro do assunto, leia nosso texto até o final. Vamos lá?

Como funciona o aquecimento solar?

A energia solar é captada por meio de painéis solares instalados nos telhados, nas coberturas ou em áreas totalmente ensolaradas. 

Ela é, então, transferida em forma de energia térmica para um reservatório de água, que inicialmente se encontra fria e depois é aquecida para o consumo.

Uma das grandes questões para quem está hesitante sobre a instalação desse produto é o que acontece em dias nublados ou durante a noite, quando a água armazenada for consumida. 

É preciso entender que a energia solar pode ser complementada e funcionar em conjunto com a energia elétrica. Então, não é preciso se preocupar, visto que a água ainda será aquecida.



Quais são as possíveis aplicações desse sistema?

1. Torneiras

As torneiras de lavanderia, cozinha e lavabo podem se beneficiar do aquecimento solar.

Com o armazenamento de água quente, mesmo em dias frios, você poderá utilizá-las.

É de grande vantagem, visto que você poderá realizar as tarefas domésticas com mais conforto.

2. Chuveiro

O chuveiro, como todos sabem, é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma residência, aumentando muito a conta de luz.

Combater esses gastos é uma das maiores vantagens de utilizar esse tipo de equipamento.

Com o sistema de aquecimento, diminui-se drasticamente o uso de eletricidade no banho. 

Assim, seu chuveiro não será mais o causador de uma das maiores despesas da sua casa.

3. Ducha de piscina

Para aqueles que têm ducha de piscina, o aquecimento solar também é recomendado.

Afinal, ela ajuda a conservar a higiene da piscina, porém pode ser desanimador tomar um banho gelado para entrar. 

Com o aquecedor, é possível regular a temperatura da água como quiser.

4. Piscina

Esse é um ponto especial. 

Enquanto a distribuição em pontos específicos utiliza o sistema tradicional de aquecimento, a piscina funciona de uma maneira diferente.

Para esse uso, é recomendado o sistema aberto, em que a própria piscina é o reservatório de água aquecida.

Assim, os coletores de energia são de outro material, resistente aos produtos químicos usados no tratamento da água da piscina.

Ele é mais barato e atinge temperaturas mais baixas, reguladas através de um controlador digital.

Entender como funciona o aquecimento solar é importante, mas para garantir a qualidade do seu produto, assim como seu bom funcionamento, é preciso contratar empresas especializadas no assunto.

5. Bomba de Calor

As bombas de calor são uma forma econômica e eficiente de aquecimento que utilizam uma fonte de energia renovável para aquecer sua piscina, retirando o calor do ar no ambiente e transferindo-o para a água, como se fosse um aparelho de ar condicionado ao contrario

Poder usar a piscina mesmo nos dias frios é o desejo de todos que tem esse item em casa. 

No inverno, porém, é preciso utilizar algum tipo de sistema de aquecimento, para deixar a temperatura da água mais agradável. 

Por isso, irei te apresentar como funciona um dos sistemas de aquecimento e as vantagens de usá-lo.

Sistema de bomba de calor

O funcionamento desse sistema se dá pela transferência de calor do ar para a água da piscina. Para ambientes com até 10ºC essa modalidade de aquecimento é muito eficiente. 

Abaixo dessa temperatura, pode haver congelamento da parte de liberação do ar frio do equipamento.

A bomba funciona por energia elétrica e, por aproveitar o calor do ambiente, utiliza até 35% de energia do que outras formas de aquecimento.

Como é o mecanismo?

O ar do ambiente é captado pela bomba de calor e passa por uma serpentina que contém um gás. Assim, quando a ar passa pela serpentina, eleva a temperatura do gás e esse calor é transferido para a água da piscina.

Esse sistema é entendido com híbrido, pois utiliza energia elétrica para funcionar, porém o calor usado na aquecimento da água é proveniente do ar.

Vantagens

Sistema limpo: por utilizar o calor do ar, esse sistema não gera poluentes no ambiente.

Praticidade: a simplicidade do funcionamento faz com que a instalação e a utilização seja fácil e prática. Depois que o sistema faz todo o processo de aquecimento, ele continua trabalhando apenas para manter a temperatura estável.

Equipamento aprovado: a bomba de troca de calor é aprovada pelo INMETRO. Isso dá muito mais tranquilidade e segurança na sua utilização.

Sistema Inteligente: esse equipamento possui uma utilização precisa em termos de energia elétrica. Ao determinar em que temperatura você deseja para a piscina, o sistema faz todo o trabalho até atingi-la. Depois, a bomba passa apenas manter a temperatura estável, sem gasto excessivo de energia.

Fácil instalação: o sistema de troca de calor tem instalação fácil e rápida, além de não ser preciso um espaço grande para ele. Para potencializar o aquecimento, é recomendado utilizar uma capa térmica.

Para ter os melhores equipamentos em aquecimento de piscinas por troca de calor, conte com a TECHNOSOL.

Além de produtos de qualidade, nossa equipe está pronta para lhe oferecer todo o suporte necessário nas fases de instalação e manutenção



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre nossas postagens