sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Los Angeles utiliza Bolas de Plástico Preto para Economizar Água


O habitantes de Los Angeles já estão acostumados com as bolas de plástico flutuando nos reservatórios hídricos da região. Mas o restante do mundo pode estar se perguntando mas que coisa louca é esta? Pois é! A cidade está transformando se reservatório em uma gigantesca piscina de bolinha gótica, simplesmente para manter a água limpa e impedindo que ela evapore.

O prefeito Eric Garcetti, despejou cerca de 20.000 “bolas sombra” no reservatório de Los Angeles. É ele estima que no final do período de seca a cidade economize toneladas de água que evapora todos os dias. O esforço custou US$ 34,5 milhões. Uma bola sombra, que soa mais uma vez que um golpe de qualquer Pokémon, é na verdade um inteligente dispositivo que limpa a água: cada uma delas reduz a evaporação, protegendo a água de animais e sujeira e custa meros 36 centavos de dólar cada. Uma totalidade de 96 milhões dessas bolinhas foram despejadas no reservatório de mais de 70 hectares que armazena até 12,5 bilhões de litros de água.

Los Angeles é a 1ª cidade utilizar esta tecnologia  inovadora para manter a qualidade da água. As bolas sombra também são úteis para controlar o incremento de algas que previnem reações químicas que podem ocorrem entre o sol e o cloro. A economia estimada foi de 1,14 bilhões de litros em apenas um ano, o que seria suficiente para abastecer com água potável cerca de 8.100 pessoas por um ano inteiro”.

Medidas para evitar a evaporação da água hoje com a seca assolando muitos estados e países cada vez mais nos parece uma forma de manter a água cada dia e cada fota no solo. Ao reduzir a velocidade da evaporação, segundo Marcos Gugliotti, engenheiro químico e inventor das “Bolas Sombra”, testes com o resultado chegaram a reduzir a taxa de evaporação em até 50%, e mesmo que ainda em fase beta, os resultados parecem bem promissores e nós aqui da
Technosol acreditamos também que possa sim ajudar a diminuir o impacto do calor sobre as nossas fones naturais de água.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Brasil bate recorde na geração de energia eólica em um único dia

                   Brasil bate recorde na geração de energia eólica em um único dia


Em um ano, a produção da energia eólica cresceu 179%, representando 3,5% do total a matriz de energia do Sistema Interligado Nacional



O Brasil atingiu recentemente a produção de 2.989,2 megawatts médios (MWmed) de energia eólica, em um único dia - um recorde para o país. 

A quantidade gerada pelos ventos no dia 20 de julho foi suficiente para abastecer aproximadamente 13 milhões de pessoas, com base no consumo de energia elétrica residencial de 166 KWh/mês, informou o Ministério de Minas e Energia. 

O Nordeste, região líder na produção desse tipo de energia, produziu 2.282,0 MWmed, e a região Sul 707,3 MWmed.

A energia eólica apresenta forte crescimento na matriz elétrica brasileira. Em todo o mês de maio, 1.536 GW/h foram gerados pelos ventos, montante 57% superior ao mês de abril. 

Em um ano, a produção da energia eólica cresceu 179%, representando 3,5% do total a matriz de energia do Sistema Interligado Nacional.

No horizonte de oito anos, com a expansão dos parques eólicos, a previsão é que a fonte represente 11% da matriz elétrica brasileira. Segundo o Plano Decenal de Energia (PDE 2023), a participação das fontes de energia renováveis na matriz pode representar 83,8% até 2023.

Leilões
Os empreendimentos voltados para a construção de usinas eólicas voltaram a predominar entre as empresas cadastradas nos próximos Leilões de 2015. O Leilão A-3, marcado para o dia 21 de agosto, recebeu cadastro de 475 empreendimentos, que totalizam 11.476 megawatts (MW) de capacidade instalada. Já o segundo Leilão de Reserva, previsto para 13 de novembro, recebeu 730 empreendimentos eólicos, que somam 17.964 MW.